sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

São Paulo irá oferecer 400 vagas de trabalho para usuários de drogas

Voluntário terá 3 refeições e R$ 15 por dia, além de hospedagem em hotel. Tratamento médico será obrigatório para os interessados.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai oferecer trabalho e moradia para o usuário de droga da Cracolândia que passar por tratamento médico. As vagas que a Prefeitura vai oferecer aos dependentes químicos são em serviços de zeladoria, como limpeza da cidade e recolhimento de materiais recicláveis.

Quem entrar no programa vai ter que trabalhar quatro horas por dia e passar duas horas em programas de requalificação profissional. Serão oferecidas 400 vagas. Em troca, a Prefeitura oferece três refeições diárias, hospedagem em hotéis da região, R$ 15 por dia, com pagamento semanal, tudo acompanhado de tratamento médico obrigatório.

O secretário municipal de Segurança Urbana Roberto Porto acredita que o programa vai dar certo porque partiu de sugestões dos próprios usuários. “Eles propuseram em reuniões com o prefeito, que foram mantidas por diversas semanas, eles é que apontaram as necessidades para se poder fazer um tratamento maior, algo que partiu de uma necessidade deles mesmos”, declarou o secretário.

Segundo a Prefeitura, a ideia é mudar um pouco a lógica normalmente aplicada nesse tipo de programa, que é de primeiro tratar o doente do ponto de vista médico e só depois promover a reintegração na sociedade, oferecendo emprego e moradia.

Ana Cecília Marques, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), disse que desconhece uma experiência semelhante citada pela Prefeitura que teria tido êxito na Holanda e duvida dos resultados em São Paulo. "A reinserção sem cumprir as etapas recomendadas do tratamento é como se eu começasse ao contrário. Eu aplicaria os recursos público seguindo os princípios recomendados do melhor tratamento para os pacientes", disse.


O secretário de Segurança Urbana disse ainda que os barracos que estão na Cracolândia vão ser desmontados pelos próprios usuários de droga depois de receber a ajuda da Prefeitura.

Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/sao-paulo-ira-oferecer-400-vagas-de-trabalho-para-usuarios-de-drogas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário