segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Álcool na Gestação

O impacto da bebida alcoólica no organismo das  mulheres é diferente daquele que  ocorre no homem, e muito mais  deletério. Isso ocorre devido  a menor quantidade de água  presente no organismo das  mulheres, o que faz com que  o álcool seja distribuído e  metabolizado mais rapidamente,  assim como pela presença entre as mulheres de uma  quantidade bem menor de enzimas hepáticas que  metabolizarão essa substância. A mulher é muito mais  vulnerável ao álcool em todas as fases de sua vida.

Durante a gestação, o abuso de álcool pode levar a Síndrome Fetal pelo Álcool que é caracterizada por  retardo mental grave e outros problemas congênitos,  incluindo retardo de crescimento, anomalias faciais  e cardíacas. Uma vez que a quantidade de álcool  considerada segura durante a gestação ainda não se  encontra determinada, a abstinência é recomendada.

Uma criança que sofreu as consequências do etanol  durante o seu desenvolvimento no útero, apresenta  inúmeras limitações intelectuais, dificuldades nos testes  de aritmética e em seu desenvolvimento sócio-emocional,  assim como a alteração da memória e da atenção, que  repercutirão na sua vida escolar e social.

O álcool na gestação é a primeira causa não genética  de retardo mental, e que pode ser evitado. Mães que usam o álcool de forma pesada durante a  gestação tem chance duas vezes maior de ter filhos com  transtornos de personalidade e transtornos relacionados  ao uso de substâncias na adolescência. O uso do álcool  na gestação é um importante fator de risco para a  ocorrência de doenças psiquiátricas na prole em idade  adulta.

Observando tantas susceptibilidades na relação da  mulher com o álcool, é possível concluir que a prevenção  é o melhor caminho, pois as abordagens utilizadas para  aquelas  que fazem uso problemático na gestação ou em  outra fase da vida, além de complexas, podem apenas  minimizar e não resolver o resultado do uso na mulher  e o impacto em seus filhos. Prevenir é muito melhor que remediar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário