segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Entrevista concedida para o jornal O Povo - Fortaleza (CE)

>Por que o excesso de álcool causa tantos danos?
R. O etanol é uma substância depressora das atividades do sistema nervoso central, e dependendo da quantidade ingerida e do indivíduo promove analgesia, anestesia, coma e morte.
>Quais são os principais efeitos do álcool nas seguintes partes do corpo: cérebro, coração, fígado estômago, rins e músculos?
R. Desde uma ação lentificadora do funcionamento de todos os orgãos, até o total bloqueio, isto é abolição do funcionamento por meio de diferentes alterações (inflamação, fibrose, degeneração, atrofia, etc).
>Com o tempo vamos ficando mais resistentes, precisando de mais doses para garantir ou mesmo efeito (o que pode aumentar a dependência), ou é ao contrário (já que o fígado fica mais fraco)?
R. Tolerância é um mecanismo de adaptação do cérebro à substância: o indivíduo passa a utilizar maior quantidade da substância para obter o mesmo efeito do início do consumo.
>Parar de beber semanas antes do Carnaval para dar uma "trégua" ao organismo funciona? Uma espécie de "detox" do álcool?
R. Não funciona.
>Como o álcool age no organismo durante a ingestão?
R. Chega ao estomago, e cai no sangue, passando por todos os sistemas e pelo fígado onde é metabolizado por um conjunto de enzimas que o degradam.
>Como o álcool age no organismo ao longo dos anos?
R. O efeito é individual e depende da relação do usuário com a substância: uso eventual, frequente, abusivo ou dependente. Todos os orgãos são acometidos e a alteração depende da vulnerabilidade de cada um.
>Como podemos diferenciar abuso do álcool de alcoolismo?
R. A dependência do álcool é uma doença do cérebro onde o dependente perde o controle do consumo, tem tolerância, utiliza a despeito dos problemas, e quando cessa, apresenta um quadro abstinência com desejo incontrolável pela droga, entre outros sintomas e sinais.
>É possível recuperar o corpo da ingestão abusiva de álcool em curto período de tempo? Por exemplo, as pessoas que são adeptas do "beber, cair e levantar"?
R. Se não houver insuficiência hepática, cada dose leva de 1 a 2 horas para ser metabolizada, isto é, se beber 6 doses é necessáro um período de 6 a 12 horas para de desintoxicas, e também depende do sexo e de outras variáveis.
>Qual concentração de álcool é necessária no sangue para que o organismo comece a sentir os sintomas? Esse nível varia entre homens e mulheres?
R. Não existe uso seguro de álcool, cada indivíduo tem a sua resposta, pois muitos aspectos orgânicos estão envolvidos na sua metabolização. Com duas doses (2 latas de cerveja) pode acontecer alterações da percepção do ambiente, lentificação dos reflexos, alteração da atenção, para alguns uma discreta euforia, com diminuição da crítica sobre a realidade, entre outras.
>Quanto álcool nosso fígado consegue processar por hora?
R. 1 lata de cerveja ou 1 colo de vinho ou 40ml de destilado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário