sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Prevenção: sempre bem-vinda

O corpo docente do Iavne recebeu a visita da Dra. Ana Cecília P. Roselli Marques,  psiquiatra e presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), que palestrou sobre o tema "prevenção na escola e comportamentos de risco". O evento foi realizado no Anfiteatro.

Médica Psiquiatra e Doutora em Ciências pela Unifesp, Ana Cecília discursou sobre o papel da escola como fator de proteção, enfatizando diversas frentes: "A escola precisa manter o professor atualizado, aplicar regras de disciplina, desenvolver valores religiosos, reforçar o ensino nas áreas de matemática e leitura", disse.

A Dra. Ana Cecília apresentou o "Ubachartá Bachaim", que começa neste semestre, com palestras e atividades dirigidas a pais e alunos. "Será um trabalho de prevenção no Iavne, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O projeto será dividido em duas fases: na primeira, haverá formação de um grupo de prevenção que fará analise de comportamentos para a implantação de ações. Já na segunda etapa, o grupo fará a supervisão das ações para os alunos, bem como a capacitação contínua de prevenção, entre outros".

Durante o encontro, a Dra. Ana Cecília falou sobre as mudanças que a sociedade vem vivendo nos últimos anos, principalmente com a evolução permanente e rápida da tecnologia, e citou como essas mudanças afetam a vida na escola. "Hoje, quem trabalha na escola precisa estar antenado com as mudanças. Os alunos, por exemplo, absorvem as informações com grande rapidez. A escola tem de se adaptar", pontuou.

"A sociedade nunca esteve imune aos comportamentos de risco. Eles mudam conforme o tempo passa, mas sempre estão presentes", destacou a Dra. Ana Cecília. Segundo ela, nos últimos anos o número de comportamentos de risco aumentou. "Com esse aumento, observamos que eles aparecem cada vez mais precocemente. Portanto, temos de aproveitar todo o conhecimento adquirido sobre esses assuntos para trabalharmos com objetividade as prevenções com os alunos", finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário