quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prefeitura de SP vai 'demitir' usuário de crack que não trabalhar


A Prefeitura de São Paulo vai excluir de seu programa para a região da cracolândia os usuários de droga que não estão trabalhando. A Folha apurou que mais da metade dos beneficiários não cumpre a jornada diária de tarefas como varrição e jardinagem. 

Lançado em janeiro deste ano pelo prefeito Fernando Haddad (PT), o programa, chamado Braços Abertos, dá R$ 15 por dia de trabalho a 429 usuários da região. 

Eles também recebem hospedagem em quartos de hotel, alimentação e tratamento médico e psicológico.
Na semana passada, a gestão municipal instalou na região um "cercadinho" de barras de ferro. De acordo com Haddad, a medida era um pedido dos próprios usuários. Eles negaram e retiraram o aparato do local. 

O desligamento de usuários está previsto para começar nas próximas semanas e abrirá vagas para a inclusão de novos beneficiários. Na primeira leva, segundo a reportagem apurou, deverá ir embora um grupo de 30.
Os casos dos demais que não estão trabalhando serão analisados. Eles devem integrar as próximas levas de descredenciamento. 

Não serão afetadas pessoas com baixa frequência no trabalho, mas em tratamento médico ou acompanhadas por assistente social. Quem for desligado terá que deixar o quarto onde se hospeda.
O usuário será informado com antecedência e, se quiser, será encaminhado para outro projeto assistencial. Quem não tiver para onde ir poderá ficar em albergues. 

O beneficiário que receber o alerta da exclusão poderá ter uma segunda chance, desde que se comprometa a voltar ao trabalho. 

O dado da prefeitura é que 111 pessoas das 429 cadastradas não têm trabalhado. No entanto, a reportagem apurou com colaboradores do programa e dependentes que o problema atinge mais da metade dos beneficiários.

Para a psiquiatra Ana Cecília Marques, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, é um erro esperar que todos os usuários trabalhem. "Alguns não dão conta, porque vão ter recaídas, vão passar mal e não conseguem." 

Para ela, os dependentes em estágio mais grave deveriam passar por tratamento de saúde antes de trabalhar.
O Braços Abertos substituiu parceria entre o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) na cracolândia. 

Em 2012, operação policial de combate ao tráfico impediu usuários de se concentrar na região. Eles acabaram voltando à área posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário