sexta-feira, 11 de março de 2016

Ana Cecília Marques e o Nemt



SERVIÇO ESPECIALIZADO

Crianças de Tarumã ganham atendimento preventivo através do Nemt. Objetivo é ter no futuro uma adolescência mais saudável. É um dos únicos programas dessa especialidade que existe a nível mundial, diz a médica Ana Cecília Marques.

As crianças de Tarumã com necessidades especiais e que apresentam algum tipo de problema persistente na escola, vão receber atendimento especializado do Nemt (Núcleo Educacional e Multidisciplinar de Tarumã) a partir de 2016, e não justifica mais encaminhá-las para a Apae, em Assis, correndo risco de acidentes em viagens
numa estrada (SP 333 com tráfego de 9 mil veículos/ dia) com volume de tráfego pesado e muito elevado. A informação foi dada pela médica psiquiatra e mentora do projeto Periscópio, drª Ana Cecília Marques, beneficiando 60 crianças. Ela explica que o Nemt, broto do Periscópio, que já faz a prevenção contra uso de drogas, mobilizando cuidadores de toda a comunidade na fiscalização, já dispõe de uma estrutura técnica e especializada para oferecer esses serviços com qualidade, evitando o deslocamento até Assis diariamente.

AVALIAÇÃO
Segundo a drª Ana Cecília, “a partir da demanda avaliada, pesquisada, com crianças com problemas de aprendizagem, problemas de humor e familiares, enfim de crianças adoecidas na escola que emergiam na classe, nós construímos todo um levantamento para avaliar a taxa de problema que as crianças apresentavam e diante disso, com a comprovação da necessidade, pleiteamos junto ao prefeito Jairo da Costa e Silva e a secretária da educação Luciene Garcia Ferreira e Silva para que fosse construído um sonho que já era acalentado há muitos anos, mas agora com dados reais, contando com o apoio da Câmara, a criação de um Núcleo Educacional de Atendimento Multiprofissional dessas crianças que estão ligadas a escola. Esse núcleo tem um médico especialista na psiquiatria infantil, uma fonoaudióloga, um psicólogo e uma psicopedagoga que juntos abordam a criança que emerge da escola com problema persistente. Não é um probleminha que a criança apresentou naquele mês. Mas um problema que a própria psicopedagoga da escola já detectou junto com a professora e que se mantém ao longo do semestre e a criança não consegue evoluir. Isso demonstra que apesar da adaptação da criança ao ambiente escolar, deve apresentar um problema mais profundo e por esta razão deve ser submetida a uma avaliação mais aprofundada, que o núcleo vai oferecer”.

LEVANTAMENTO
A médica disse que foi feito um levantamento e que “temos pelo menos 60 crianças em tratamento hoje, que passam pelo fonoaudiólogo, reabilitam a linguagem; passam pela terapia e habilitam as suas realidades sociais pelo médico e psicopedagoga, e com isso em breve, no ano que vem, já que o Nemt é um broto do Periscópio, já devemos ter o resultado mostrando a eficácia da intervenção.” O Núcleo Multidisciplinar Saúde e Educação, inclusive com verbas consorciadas das secretarias que envolvem essa questão, otimizadas, a gente não esbanja dinheiro aqui no núcleo e tudo é baseado em dados previamente detectados, e que acredito que deve proteger essas crianças, alinhavou a drª Ana Cecília. Ela própria indaga: “Porque essas ações preventivas de saúde da criança são tão importantes? Porque todas as pesquisas no mundo, e são poucas, apontam para esse fator de adaptação escolar, seja na aprendizagem ou pela desordem do humor, ou comportamental, é o fator que pré dispõe problemas na adolescência. Quando a gente minimiza o dano, interrompe esse processo, a gente quase que está mudando o destino da criança, porque ela vai ter uma adolescência mais saudável e com menos fatores de risco envolvidos, entre eles, beber precocemente. Essa ação preventiva é das mais relevantes e a gente pode contar nos dedos de uma mão, onde é feito no mundo esse tipo de trabalho, e é feito aqui em Tarumã”, assinala sem deixar esconder a sua satisfação como médica, dos resultados obtidos com esse programa.

Fonte: Revista Correio Assissense p. 5, Assis 2 a 8  marco, 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário